Sem prova de vida, beneficiários do FPMU terão pagamento suspenso em Umuarama
O processo deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário e, em caso de descumprimento, o pagamento do benefício pode ser suspenso
O Fundo de Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) alerta aposentados e pensionistas sobre a necessidade do recadastramento anual, procedimento obrigatório para atualização de dados e realização da prova de vida. O processo deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário e, em caso de descumprimento, o pagamento do benefício pode ser suspenso.
De acordo com a administradora da previdência municipal, Denise Constante de Freitas, os formulários de recadastramento são enviados pelos Correios sempre no mês de aniversário. Quem mora em Umuarama deve entregar o documento preenchido presencialmente ou retirar uma segunda via diretamente na sede do FPMU, localizada na rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, no centro da cidade.
Já os beneficiários que residem fora do município precisam procurar um cartório para realizar a prova de vida com um tabelião. Após a validação, o formulário recebe o selo do cartório e deve ser encaminhado pelos Correios ao Fundo de Previdência Municipal.
Denise explica que o prazo para devolução do documento é de 45 dias. Segundo ela, a maioria dos beneficiários cumpre a exigência dentro do prazo, mas ainda há casos de pessoas que não realizam o recadastramento, o que pode resultar na suspensão do pagamento até a regularização dos dados.
O FPMU também enfrenta dificuldades com correspondências devolvidas, o que indica mudança de endereço sem comunicação prévia. As tentativas de contato telefônico muitas vezes não têm sucesso, já que os números informados no cadastro não atendem ou não existem mais.
A administradora destaca ainda situações em que o beneficiário já faleceu e o fato não foi comunicado ao Fundo. Em alguns casos, havia valores de rescisão ou benefícios que deveriam ser repassados aos herdeiros, mas o desconhecimento impediu o acesso ao direito. Por isso, a atualização cadastral é fundamental.
Atualmente, o FPMU atende 887 servidores inativos, entre aposentados e pensionistas. Parte deles reside em outras cidades, Estados e até fora do país. Nesses casos, o recadastramento deve ser feito em cartório, com validação por tabelião.
O Fundo de Previdência Municipal de Umuarama funciona na rua Doutor Rui Ferraz de Carvalho, número 4346, próximo à Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3906-1025 ou pelo WhatsApp (44) 99995-8979.
